Seleção de Emprego – Como ser bem Sucedido

Na vida profissional é comum passarmos por diversos processos de seleção. Por isso separamos algumas dicas que te ajudarão na sua próxima seleção de emprego

Em uma seleção de emprego, vários pontos são analisados pelo recrutador.  O diretor da Robert Half, Caio Arnaes, lista algumas dicas:

– Primeiramente, é muito importante ter atenção para que o endereço de e-mail e a mensagem da caixa postal do celular não sejam “muito informais” ou “criativos demais”.

– Os e-mails do recrutador também não devem ficar sem resposta.

– Sempre mostrar-se disponível para a entrevista (solicitações de alterações de horário por parte do candidato só são bem vistas se tiverem como base um motivo nobre. Neste caso, rodízio do veículo, por exemplo, não se encaixa).

– Chegue ao local da entrevista com antecedência.

– Se não puder comparecer, avise com o máximo de antecedência possível.

Como se preparar para entrevista

– Demonstre conhecimento sobre a empresa.

– Faça uma pesquisa sobre a empresa e o ramo do negócio, seja em sites, redes sociais ou páginas de busca. Se possível, procure informações também sobre o entrevistador ou gestor da área. Ter estes dados em mente vai ajudá-lo a identificar pontos em comum entre os seus valores e os da empresa, bem como criar empatia com o recrutador. O segredo está em saber usar essas informações em momentos oportunos durante o bate-papo, sem parecer bajulador.

– Vista-se adequadamente: roupas sociais e em cores discretas são bem-vindas. Enquanto as informais, decotadas, curtas, justas ou em cores chamativas são dispensáveis. Nunca use tênis. Cuidado com excesso de perfume e com a aparência de cabelos, unhas e barba.

Dicas para o seu discurso

– Seja humilde, transparente e demonstre disposição para aprender, além de interesse em conhecer toda a empresa, vivenciando as experiências que forem propostas dentro da área de atuação. O mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais os profissionais focados no próprio desenvolvimento, mas que também estejam preocupados em contribuir para o crescimento dos negócios.

– Tenha em mente o que a empresa faz, porque gostaria de trabalhar naquele local ou setor, se tem alguma relação pessoal com a marca ou com os valores dela.

Abordagens que podem ser feitas pelo recrutador. É bom estar preparado!

– Fale sobre você.

– Quais são suas qualidades e pontos de melhoria?

– Como você se vê daqui a x anos?

– Por que eu deveria te contratar?

Perguntas que o candidato pode fazer ao recrutador ao final da entrevista. Esta é uma ótima oportunidade de demonstrar interesse e criar proximidade com o recrutador.

– O que faz um profissional ter sucesso nessa empresa?

– Há quanto tempo você trabalha na empresa?

– Quais são os pontos positivos que você vê aqui?

– Quais são os desafios que terei nessa função?

– Quais são as perspectivas de carreira que a empresa oferece?

É recomendado que o candidato:

– Não pergunte sobre salários e benefícios no primeiro contato. Orientação: deixe que a empresa aborde o tema – e isso vai acontecer.

– Não peça feedback sobre o próprio desempenho ao final da entrevista. Orientação: deixe que o entrevistador tenha tempo para refletir e comparar com outros candidatos.

O candidato pode pedir feedback por meio de perguntas como:

– “O processo de seleção é composto por quantas etapas?”

– “Você tem ideia do cronograma do processo de seleção?”

Uma boa dica: caso o recrutador não retorne no prazo prometido, não é ruim entrar em contato para entender como está o processo.

Ao conquistar a vaga

– Abrace a oportunidade com responsabilidade.

– Identifique oportunidades para desenvolver suas habilidades técnicas, enquanto contribui para o crescimento da empresa e dos negócios.

– Fique atento ao alinhamento entre suas características comportamentais e o que é valorizado pela companhia e pelos gestores.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje

Anterior