Quando se decide pela abertura de uma empresa, além da realização de sonhos e o principal objetivo é o de obter bons resultados financeiros.
A melhor forma de alcançar uma boa saúde financeira na sua empresa começa com um planejamento sólido, mas tão importante quanto o planejamento é o acompanhamento constante e o direcionamento correto para continuar crescendo.
Você sabe quais sinais indicam que sua empresa está financeiramente saudável e no caminho certo?
Leia até o final que nós da Dígitos Contabilidade te contamos!
1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O conceito de planejamento estratégico pode ser definido como um processo sistêmico que define a melhor rota que uma empresa deve seguir com a finalidade de atingir seus objetivos e metas.
Esse planejamento deve ser realizado em todas as áreas da empresa, com a aplicação de mudanças que proporcionem situações melhores e mais aprimoradas.
O papel principal nesse processo é o do empresário, já que ele é o responsável por fazer os ajustes necessários, liderar e motivar toda a equipe
2 – CAPITAL DE GIRO
Capital de giro é o recurso que possibilita que a sua empresa continue funcionando. Pode ser explicado como a diferença entre os valores disponíveis e o total despesas e contas a serem pagas, em resumo é tudo que pode ser convertido em dinheiro para que a empresa cumpra com suas obrigações.
Como está ligado diretamente ao funcionamento da sua empresa, desde a aquisição de matéria-prima, pagamento de salários, impostos até o recebimento das vendas realizadas, ter um Capital de Giro disponível é fundamental para determinar se sua empresa está saudável ou não.
Algumas formas de manter o Capital de Giro são:
- Faça campanhas de vendas com pagamentos à vista;
- Revise as formas de recebimento, prazos, taxas);
- Negociar com fornecedores os pagamentos e ampliar prazos;
- Controle rigorosamente seu estoque;
- Caso faça a opção por contratar financiamentos ou empréstimos faça uma análise profunda e criteriosa dos juros e prazos.
3 – LUCRATIVIDADE
É através da lucratividade que que você pode determinar se as metas estão sendo cumpridas.
Acompanhar de perto o faturamento bruto e qual valor restará após o pagamento das despesas é importante para definir quais processos devem continuar, quais precisam ser ajustados ou até mesmo deixados de lado.
As análises devem compreender alguns fatores base como:
- Margem De Lucro Liquida – É o valor que a empresa lucra efetivamente. Nesse cálculo são analisados todos os tipos de despesas de produção, operação e venda.
- Ponto De Equilíbrio Ou Break-Even Point – Quando as vendas são suficientes e pagam todos os as despesas fixas, variáveis e custos, mas não geram lucro. É a partir desse ponto que cada nova venda do que já foi produzido passa a ser lucro.
- Margem De Contribuição – Diferença entre a Receita Bruta (preço de venda de cada um dos produtos) e os custos de produção e venda (Custos fixos e despesas variáveis)
4 – GESTÃO DOS CUSTOS
Quanto custa seu produto ou serviço?
Uma pergunta difícil de ser respondida, pois compreende todos os valores necessários a serem gastos para produzir, finalizar e disponibilizar no mercado o seu produto ou serviço.
São os custos de mão de obra; matéria prima, tecnologia, impostos e diversos outros fatores de acordo com o ramo de atuação e características da sua empresa.
O empresário saber detalhadamente quais os custos do seu produto ou serviços é uma das garantias de operação a curto, médio e longo prazo, pois permite o controle de gastos sem que ocorram desperdícios e prejudique as operações da sua empresa.
Algumas formas de fazer esse controle são:
- Separe os custos fixos dos custos variáveis;
- Estabeleça qual o custo mínimo do seu negócio;
- Trace metas de redução de custos sem que isso comprometa a qualidade do seu produto ou serviço.
5 – FATURAMENTO
Aumentar a base de clientes, realizar campanhas de marketing, reajustar preços…
Não existe resposta certa para aumentar o faturamento das empresas. Para que isso possa acontecer é preciso conhecer seu negócio a fundo e conhecer bem seu público alvo e fazer adaptações das suas estratégias.
Veja algumas dicas que podem te ajudar:
- Conheça e pesquise bem o seu público;
- Avalie e se for possível melhore o atendimento aos clientes;
- Treine e invista constantemente seus colaboradores;
- Crie estratégias de retenção de clientes.
Quer Saber Mais?
Entre em contato com a DÍGITOS Contabilidade. Podemos te ajudar a diagnosticar e fortalecer a saúde de sua empresa.