Como Regularizar um E-Commerce?

Muitas dúvidas surgem sobre este assunto. Muitos empresários de negócios virtuais desconhecem a existência de uma  legislação específica para lojas online.

Com a Lei do E-commerce, o Decreto Federal nº 7.962/2013 os consumidores estão mais amparados e com maior confiança, já os comércios eletrônicos podem se consolidar venderem mais e melhor.

Levantamento de Pendências Contábeis

O Levantamento de Pendências é a forma mais adequada para saber se existem irregularidades Contábeis e Fiscais com sua empresa.

Através da emissão de Certidões, é possível verificar a existência de débitos, pendências e irregularidades junto os órgãos públicos e a partir desse levantamento corrigir o que for necessário para que sua empresa esteja em situação regular.

As Certidões Negativas de Débitos mais solicitadas para efeitos de licitações, cadastros , empréstimos, entre outros são:

Certidão emitida pela Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional em conjunto. É a comprovação de que não consta nenhum débito ou irregularidade perante a Receita Federal.

Certidão emitida pela Secretaria Estadual da Fazenda. É a comprovação de que não consta nenhum débito ou irregularidade de ordem Estadual.

Certidão emitida pela Secretária Municipal. É a comprovação da inexistência de débitos referentes ao ISS ou Contribuições e Taxas Municipais.

Certidão emitida pela Justiça do Trabalho através Tribunal Superior do Trabalho. É a comprovação da inexistência de débitos junto ao BNDT – Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.

Certidão emitida pela Caixa Econômica Federal. É a comprovação de inexistência de débitos referentes ao recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS dos funcionários.

Como Ter um DELIVERY EFICAZ

 

Se antes o delivery era uma tendência, depois da pandemia se tornou uma necessidade. Entregar produtos e serviços na casa do consumidor é hoje fundamental para garantir a sobrevivência dos negócios.

“É preciso criar canais de venda neste momento via delivery. Entender de fato a necessidade

do cliente em busca de mantê-lo muito próximo da marca”, afirma Luiz Felipe Navarro, consultor de negócios do Sebrae-SP. ” Sem dúvida, este é um momento crucial para as empresas se reinventarem”, completa.

No caso de empresas que não tinham seu próprio serviço de entregas, Navarro sugere que o empreendedor faça uma análise criteriosa, seguida de ações minuciosas. “Primeiramente é preciso entender toda a estrutura do negócio e de equipe. Compreender se seu produto pode se adequar ao delivery, assim como quais canais serão utilizados”.

“É fundamental analisar o estoque dos produtos, entender como os fornecedores estão trabalhando, avaliar o possível aumento da produção e tomar muito cuidado com o processo de entrega”, acrescenta o consultor.

Planejamento e testes
Presidente da fintech brasileira Stone, Augusto Lins ressalta que apesar da urgência de sua adoção, essa medida precisa ter um planejamento que considere todos os seus impactos, ou não terá bons resultados.

“Algumas empresas estão montando seu delivery próprio, outras migrando para plataformas, outras montando serviços de e-commerce completo. Cada solução tem um impacto diferente para o seu negócio”, afirma o executivo da Stone, que oferece diferentes ferramentas de gestão para empreendedores.

Entre os cuidados que o empreendedor deve tomar para começar – ou ampliar – o atendimento a distância, está o cuidado com as embalagens, que devem proteger corretamente o produto e garantir as condições ideais de higiene.

O horário de funcionamento e a definição dos canais de atendimento para o pré e o pós-vendas também precisam ser definidos e comunicados aos clientes com clareza.

“O primeiro ponto é garantir a qualidade dos seus produtos via delivery, principalmente no caso de alimentos. É fundamental testar todos os pratos nas embalagens que serão enviadas, avaliando os tempos de entrega e a qualidade dos produtos quando chegam”, recomenda Alessandra Giner, diretora de Marketing da Stone.

“É importante considerar os custos de embalagens e das plataformas de delivery”, prossegue a executiva, lembrando que o valor final para entrega pode ser diferente do praticado no estabelecimento físico.

O meio de entrega que vai ser utilizado, assim como as formas de pagamento, também precisam ser levados em consideração. Afinal, a área onde a empresa vai atuar, e os veículos que vai utilizar para enviar os pedidos, têm impacto direto nas taxas de entrega. Além disso, fornecer máquinas de cartão para o pagamento é fundamental.

A Stone oferece maquininhas rápidas e seguras. Mais do que isso, elas são acompanhadas de um ecossistema completo, que permite o monitoramento das vendas, o controle do pagamento de taxas e a gestão financeira eficaz de cada uma das vendas.

Presença nas redes
Definido o funcionamento do delivery, é fundamental aumentar a presença digital para divulgá-lo. Posts diários nas redes sociais da empresa são fundamentais, assim como o compartilhamento de conteúdo relevante para os clientes.

“É fundamental atuar com marketing on-line”, reforça Augusto Lins, lembrando que a Stone oferece uma ferramenta gratuita de gerenciamento de redes sociais em seu site:”O ideal é publicar posts diariamente. Em vez de apenas anunciar que está fazendo entregas, é recomendável publicar textos curtos com dicas relacionadas à área em que você atua. Dicas para lidar com a quarentena e as dificuldades provocadas pela pandemia também são recomendáveis. Seja para iniciar ou para fortalecer o delivery, o empreendedor conta com o suporte da Stone”.

Em reação à crise provocada pela pandemia, a empresa disponibilizou R$ 30 milhões em iniciativas de estímulo. “Estamos oferecendo um gerador de anúncios para que as pessoas possam montar anúncios de seus produtos”, explica a diretora de marketing da Stone.

“Para as vendas, antecipamos o nosso link de pagamento para que os clientes possam vender a distância e oferecemos maquininhas adicionais sem custos para operação de delivery”, conclui Alessandra Giner.

 

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
Contratar um Escritório de Contabilidade

Como Contratar um Escritório de Contabilidade?

Contratar um Escritório de Contabilidade é um dos assuntos que mais preocupam os empresários e profissionais, afinal o que exatamente deve ser avaliado nesse processo?

Contratar um Escritório de Contabilidade

Antes de contratar um escritório de contabilidade é preciso saber qual a demanda e o perfil do seu empreendimento.

Além disso, ter em mente que na área contábil, a experiência do profissional ou do escritório é o diferencial para a segurança de que sua contabilidade estará em dia.

A Contabilidade deve ser considerada como uma ferramenta para gerência e controle da sua empresa ao invés de uma formalidade a ser cumprida.

Uma boa assessoria contábil permite:

  • A certeza de que a sua empresa está adequada à lei e aos enquadramentos tributários e fiscais vigentes

  • Ajuda a descobrir possíveis problemas contábeis.

  • Proporciona uma segunda opinião par eliminar erros financeiros.

  • Reduzir o recolhimento fiscal, mostrando todas as deduções e créditos que podem estar disponíveis para a sua empresa.

  • Orientação pertinente para cada situação fiscal e tributária da sua empresa.

Manter parceria com um bom escritório contábil é essencial para o controle, manutenção e crescimento de sua empresa, independente do ramo de atuação.

Como escolher um escritório de contabilidade?

Com as facilidades tecnológicas atuais, a internet possibilita ao empresário buscar por escritórios de contabilidade de forma rápida, mas é necessário a adoção de critérios na hora da escolha do seu futuro parceiro.

Desconsiderando a distância, pois grande parte do serviço é enviado via e-mail e sistemas integrados, atente-se ao fato de que o escritório de contabilidade precisa entender da legislação municipal onde a sua empresa está localizada.

Quanto custa os serviços de contabilidade?

Não há no estado de São Paulo, uma tabela padrão a ser seguida. Uma opção é solicitar alguns orçamentos e comparar os custos-benefícios. Muitos empresários acabam optando pelos escritórios de contabilidade com preços menores sem avaliar o que está sendo oferecido por desconhecerem os fundamentos contábeis e as obrigações a que estão sujeitos.

Avaliar os serviços que serão executados por departamento é o mais justo e de uma forma geral compreendem:
  • Departamento Contábil;

  • Departamento Fiscal;

  • Departamento Legal;

  • Departamento Trabalhista.

Outra alternativa é ter o custo fixado por demanda. Quem precisa de menos paga menos.

Não confie somente em preços baixos ou serviços gratuitos. Serviços contábeis de qualidade têm custo e bons profissionais precisam ser remunerados de forma justa pelo conhecimento que oferecem à sua empresa.

Acompanhando o serviço da contabilidade

A participação do empresário é indispensável.  Além de conhecer os impostos que incidem sobre sua empresa é tão importante quanto manter um contato frequente com a contabilidade.

Pedir periodicamente algumas certidões negativas, balancetes e relatórios que comprovam que sua empresa está em dia é uma forma de saber se seu parceiro está trabalhando de forma correta.

Uma boa assessoria contábil é investimento e não um custo a mais!

Com a complexidade tributária em nosso país, contar com o acompanhamento qualificado é fundamental na constante busca da economia tributária. A escolha do regime tributário e classificação fiscal adequada geram ganhos significativos para o caixa da empresa.

Contratar um bom escritório de contabilidade permite que você se dedique integralmente ao crescimento da sua empresa e se concentre em tarefas que são mais centrais para sua empresa.

 

Fabiana Seára é Sócia-Fundadora da Dígitos Contabilidade. Empresa Especializada em Contabilidade para Empresas de Pequeno e Médio Porte e Profissionais Autônomos.

 

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devolução de chequess

Motivos de Devolução de Cheques

devolução de chequess

Muitos são os motivos que podem levar à devolução de cheques.

Mesmo sendo cada vez menos usado nos dias atuais, nada nos aborrece mais do que um cheque voltar. E isso acontece mais do que gostaríamos.

São 39 as alíneas que os estabelecimentos bancários podem usar ao devolver cheques depositados para compensação bancária.

As mais usadas são as de n.º 11 e 12, que correspondem a primeira e a segunda devolução por insuficiência de fundos. A de nº 13 também tem alto uso, ocorre quando o cheque apresentado seria destinado a uma conta-corrente já encerrada.

Os motivos de devolução de cheques são informados no site do Banco Central.  Ao lado de cada alínea vem informada qual a “base regulamentar”.

Cada alínea representa uma classificação que pode ser:

  1. Cheque sem provisão de fundos (de 11 a 14)
  2. Impedimento ao pagamento (de 20 a 30 e alinea 70)
  3. Cheque com irregularidade (de 31 a 35)
  4. Apresentação indevida (de 37 a 49)
  5. Emissão indevida (de 59 a 64)
  6. A serem empregados diretamente pela instituição financeira contratada (71 e 72)

Obs. Banco remetente é o que recebe o cheque em depósito e o remete para a troca na compensação. E banco sacado é o que tem a conta-corrente do cliente emitente do cheque.

 devolução de cheques
Cheques devolvidos por problemas operacionais do remetente ou do destinatário (motivos 26, 27, 37, 38,39, 41, 42 e 64) não podem ser devolvidos ao cliente depositante
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Contratar Funcionário

Contratar um Amigo Vale a Pena?

Quando Jason Raftis era gerente de vendas em uma revendedora de carros na Flórida, decidiu oferecer uma vaga em seu departamento e contratar um amigo de longa data, logo percebeu o erro.

contratar amigo

 

O amigo se acostumou a contar aos demais funcionários detalhes do que os dois aprontavam na época de faculdade – e isso foi só o começo.

“Foi um pesadelo”, lembra Raftis, hoje executivo de contas em outra empresa. “Por causa de nossa amizade, ele ia e vinha quando queria e tomou liberdades que outros empregados jamais tomariam.”

Infelizmente, Raftis teve que demitir o amigo. Seu conselho, hoje em dia: “Prefira estranhos. Eles são mais fáceis de chefiar e mais fáceis ainda de demitir, se for preciso.”

Decisão pensada

Seja um chefe ou um subordinado, misturar amizade e trabalho traz potenciais armadilhas. Antes de contratar um amigo – ou antes de ir trabalhar para um amigo -, é fundamental pesar todos os prós e os contras.

Uma contratação ruim pode prejudicar sua reputação e reflete mal em como os outros percebem sua capacidade de julgamento, sem falar nos riscos para a própria amizade.

Além disso, as personalidades podem mudar – nem sempre para melhor – quando amigos se tornam colegas de trabalho. “E se o amigo for super-competitivo e quiser superar você, atrapalhando relações de trabalho já existentes?”, pergunta Nancy Keene, fundadora da The Perfect Fit.

Oficialize a situação

Para Keene, a vontade de ajudar um amigo pode detonar uma série de problemas.

Por isso, uma maneira de manter a amizade intacta e ainda ajudar o amigo a conseguir um emprego é passar a decisão para o departamento de recursos humanos.

É comum que empresas e executivos de recrutamento busquem referências entre os próprios funcionários. Se for uma organização grande, o amigo terá de enfrentar o mesmo nível de avaliação que qualquer outro candidato. “Se ele não conseguir o emprego, você não será responsabilizado”, afirma a consultora.

É claro que contratar um amigo nem sempre traz consequências desastrosas.

Se vocês já trabalharam juntos antes e agora estão novamente na mesma equipe, a experiência pode trazer vantagens para os dois lados. Vocês já conhecem a ética de trabalho um do outro e isso pode ser positivo.

“Quando um amigo pede para você ir trabalhar com ele, a sensação pode ser de reconhecimento e apoio”, afirma Lorraine Tilbury, fundadora da firma de desenvolvimento pessoal e profissional HorsePower International, com sede na França.

Os dois lados da equação

Os prós e contras agem nas duas direções. “Se você é quem está sendo contratado por um amigo, tente avaliar a oportunidade da maneira mais objetiva possível”, recomenda Andrea Bonior, autora do livro The Friendship Fix.

“Você precisa pensar se se trata de um bom emprego para você, independentemente do fato de seu amigo trabalhar ali”, diz ela. “

Por exemplo, você refletiu direito sobre questões como salário, benefícios, praticidade para se deslocar, oportunidades de subir, ou se é uma posição desafiadora?

“Às vezes os amigos querem ajudar e acabam oferecendo algo que você não acredita ser o melhor para você”, diz Tilbury. “Pense muito bem nos prós e contras do emprego como faria com qualquer outro.”

Coloque tudo por escrito

Você conhece bem esse amigo? Você confia na maneira de ele fazer negócios? E o que acontece se a experiência não funcionar?

“Essas são perguntas que você deve se fazer antes de se comprometer a trabalhar para um amigo”, indica a britânica Anita Pickerden, mentora de equilíbrio no ambiente de trabalho.

Não interessa o quanto você acha que conhece a pessoa. É preciso ter todos os detalhes do emprego por escrito antes de começar. “Vocês podem ser bons amigos agora, mas se romperem no futuro, será bom ter uma prova do acordo original”, avisa ela.

Segundo Tilbury, é natural que haja algum tipo de conflito: “Não importa quão forte é a amizade, sempre haverá desavenças, por isso é fundamental conversar antes sobre como elas serão gerenciadas”.

“É importante fazer as mesmas perguntas que você faria a qualquer possível novo chefe”, diz Rich Wellins, vice-presidente da Development Dimensions International, empresa americana de consultoria em recursos humanos.

Antes de dizer “sim”, pergunte-se:

  • “Tudo bem ter uma relação de hierarquia no escritório e outra mais igualitária fora? Você está disposto a apoiar seu chefe mesmo se discordar dele? Você entende claramente quais são seus objetivos e expectativas antes de alguém dizer?”.
  • “Seu emprego importa tanto quanto – ou até mais – do que seu relacionamento com o amigo”, lembra Wellins. “A pessoa para quem você trabalha é algo importante mas não é tudo. Muita gente acaba trabalhando para amigos. E na maioria das vezes tudo sai bem.”
Fonte: BBC Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150414_vert_cap_contratar_amigo_ml

 

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