Os principais erros cometidos pelas empresas muitas vezes são causados pela falta de conhecimento de toda a rotina contábil.
Uma boa parte do PIB brasileiro é representado pelas micro e pequenas empresas, e o brasileiro que é naturalmente um empreendedor, visando economizar e reduzir despesas acaba fazendo sozinho a administração, a contabilidade e o próprio marketing do empreendimento.
Considerar como sendo de pouca importância a contabilidade é uma das maiores fontes de dor de cabeça de uma grande maioria dessas empresas, e esses erros podem ser os responsáveis pela falência de pequenos e médios empresários ainda nos primeiros anos.
Descumprimento de Prazos
Os lançamentos e pagamentos devem estar em dia. A informação correta dos lançamentos, a correta conciliação e o cumprimento dos prazos garante que não haverá maiores problemas junto ao governos, fornecedores e colaboradores.
Arquivos Contábeis
Toda a movimentação contábil de toda empresa precisa ser comprovada. Desta forma manter os documentos organizados é imprescindível. Na falta de espaço físico, mantê-los em formato digital é uma excelente opção.
Misturar Finanças Empresariais e Pessoais
Os gastos pessoais dos sócios não devem ser misturados com os gatos e despesas da empresa. O salário do sócio ou seu pró-labore, deve ser adequado a realidade da empresa. Uma maneira simples porém eficaz de saber quais são os valores corretos é separar em planilhas os gastos e despesas da empresa e os gastos e despesas pessoais.
Erros nos Cálculos
Fechar o caixa e as contas na sua empresa não deve ser um momento de desconforto. Erros de cálculo podem ocorrer devido a um erro de digitação, um lançamento na conta errada ou até mesmo o acumulo de lançamentos não feitos anteriormente.
Esses desgastes podem e devem ser evitados. Contar com a parceria de uma assessoria contábil ajuda o empresário a direcionar sua atenção para o gerenciamento e crescimento da sua empresa. Conte com a DÍGITOS!
Fontes: Sage Negócios / QuickBooks